A gestão financeira hospitalar leva em consideração uma série de aspectos profundamente relacionados à atuação na área da saúde. A fim de garantir a tomada de melhores decisões, aplicação de uma gestão estratégica, e por fim, alcance de melhores resultados, a iniciativa da gestão financeira para esse tipo de empreendimento é indispensável.
No presente artigo, você compreende melhor como funciona o ponto de encontro entre a contabilidade e a gestão financeira de hospitais. Veja como, que por meio dessas duas iniciativas estratégicas, é possível ter acesso a melhores resultados no manejo de um hospital.
A gestão financeira hospitalar como iniciativa estratégica
Diversos desafios se fazem presentes na rotina da gestão financeira hospitalar. Por ser um ambiente com despesas altas, margem de lucro variável e recursos limitados, tocar a gestão financeira com ajuda de uma contabilidade estratégica é parte da receita do sucesso.
Profissionais que prestam serviços nesse segmento conduzirão iniciativas como por exemplo:
1. A contabilização de custos e orçamentos
A gestão hospitalar é custosa e repleta de necessidades financeiras e contábeis específicas. Um hospital demanda muitos custos diretos e indiretos, de salários de profissionais a suprimentos e medicações.
A gestão financeira hospitalar oferece uma abordagem que leva em consideração essas especificidades e, assim, garante melhores resultados. Com esse objetivo, ela classificará custos e despesas de forma precisa, buscando assim auxiliar no trabalho de gerir as finanças e emitir relatórios contábeis fiéis à realidade.
2. A análise e orientação de revisão contratual
Um dos elementos atrelados à gestão financeira de hospitais e da assessoria contábil é a análise contratual e a orientação de possíveis renegociações com fornecedores. Por meio de tal iniciativa, hospitais podem detectar perdas financeiras que estavam ocorrendo sem a ciência da gestão, identificando dessa forma oportunidades de economia e garantindo uma operação menos custosa.
3. A garantia do cumprimento de obrigações acessórias
O contexto hospitalar está sujeito a diversas regulamentações e normas específicas, que afetam diretamente a rotina das práticas contábeis. Dentre as obrigações existem aquelas acessórias, não necessariamente vinculadas a pagamentos de alíquotas, por exemplo: o preenchimento de livros contábeis e a oferta de documentos dentro de prazos específicos.
4. A constante manutenção da legalidade do hospital
Por fim, é parte da responsabilidade de uma equipe de contabilidade garantir que o hospital estará sempre em dia com possíveis mudanças legislativas, atendendo aos requisitos legais e, dessa forma, evitando multas que incidam sobre sua atuação.
Este é, talvez, o elemento mais marcante de uma assessoria contábil, e a parte do serviço mais esperada quando há a contratação de um time especializado.
Conclusão
Uma vez que haja o encaminhamento dos quatro elementos acima, a gestão hospitalar pode ter convicção de que o negócio caminha rumo ao sucesso. Com isso, poderá focar sua energia em questões operacionais diversas, consciente de que todas as questões de gestão financeira hospitalar e contábil estarão bem organizadas.
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